Você está comunicando as suas vitórias com o seu gestor?

É preciso comunicar seus avanços e vitórias com seu gestor

Você passou o ano todo de 2017 trabalhando, se esforçando, conquistando objetivos definidos, mas sente que não foi devidamente reconhecido? Sente que não valorizam o seu trabalho? Talvez você não esteja comunicando suas vitórias aos seus superiores.

Diferente de profissionais que possuem atividades com resultados mais concretos, como vendas, produção, etc, existem aqueles que produzem tanto quanto, mas têm dificuldades em comunicar seus feitos corretamente.

Antes de mais nada, reflita: você consegue medir a evolução do seu trabalho? Você consegue dizer que está com o desempenho melhor ou pior? Se você tem dificuldades em reconhecer o seu desempenho, é fácil de imaginar que seu gestor também fique na dúvida de avaliar o seu trabalho.

Muitas vezes os administradores têm uma percepção totalmente diferente do que determinada atividade faz. Isso acaba por impedi-los de reconhecer grandes feitos.

Indicadores de Desempenho

Estamos na época dos KPI’s. Os Key Performance Indicators (Indicadores-Chave de Performance) são nada menos do que os pontos que você pretende monitorar e buscar a melhoria. Existem diversos tipos de indicadores, para as mais diversas finalidades.

Gestores costumam acompanhar indicadores como lucratividade, total de vendas, total de gastos, etc. Profissionais de marketing digital olham para indicadores como número de visitas ao site; quantidade de leads (contatos) coletados; vendas de produtos (e-commerce).

Não se preocupe se você não sabe qual indicador utilizar. Pense em todas as suas atividades e imagine a melhor forma de apresentar os seus resultados. Pode até ser um indicador como número de solicitações x solicitações atendidas. Compreende?

Uma vez que você define os principais pontos de avaliação do seu trabalho, fica muito mais fácil comunicar o seu desempenho.

Se você é responsável pelo departamento ou determinada atividade, e não possui metas bem definidas pelo seu gestor, trate de pensar em todos os KPI’s e vire o jogo!

A apresentação conta muito!

Não basta ter os números. É preciso que eles sejam fáceis de entender. Por isso, a melhor forma de apresentar seus resultados é através de tabelas, gráficos e documentos bem formatados. Quanto mais clara ficar a informação, melhor. Menos é mais.

Fale a língua dos gestores: os investimentos estão sendo bem gastos? Houve algum progresso? Em comparação a qual período? Existe algum motivo específico para este crescimento, para esta atividade? Suas tarefas estão sendo cumpridas no prazo? Há algum gargalo que possa ser corrigido?

Se possível, aproveite a apresentação para apresentar sugestões de melhorias, novos investimentos, ajustes necessários.

Regularidade

Este é um dos pontos que você jamais deve esquecer: regularidade. De que adianta realizar uma superapresentação de resultados no início do ano e depois nunca mais? A ideia de apresentar resultados é melhorar cada vez mais.

Por isso, estabeleça os intervalos de tempo para acompanhar e apresentar os seus indicadores com seu gestor. Assim, ficará mais fácil de acompanhar o seu progresso e obter um feedback regular do seu trabalho.

Melhore a cada dia

Independente da forma como você acompanhará o seu trabalho, preze pela melhoria contínua. Pode parecer papo de trabalhador industrial, mas não é. A cada dia temos a oportunidade de melhorarmos tudo o que fazemos, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Quando você se dedica em realizar uma tarefa de forma exemplar, seu trabalho é visto com bons olhos não só pelo seu gestor, mas por toda a empresa.

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