Por que sua empresa deve investir em Marketing de Conteúdo

A sua empresa utiliza conteúdo como estratégia de marketing? Ainda não? Pode não parecer, mas a criação de conteúdo pode alavancar (e muito) o seu negócio.

Já não é novidade que a criação de conteúdo é a grande bola da vez. O provérbio português já dizia “quem tem informação, tem poder”. Hoje, quem fornece informação tem poder.

Quem fornece informação tem poder.

Qualquer texto sobre marketing continua a falar a mesma coisa: os consumidores estão mais exigentes, as propagandas tradicionais não impactam como antigamente, está cada vez mais difícil atingir o público de interesse. Isso tudo é verdade. Os tempos estão mudando, mas para a melhor. Acredite.

Diferente de épocas passadas, hoje temos acesso à informação de uma forma nunca antes vista. Se antes apenas grandes empresas de mídia eram responsáveis pela disseminação de notícias (tendenciosas ou não), hoje qualquer pessoa pode fazer o mesmo.

Hoje não precisamos engolir tudo que nos empurram. Podemos escolher o que queremos ler, ouvir ou assistir. Consumimos o que realmente nos interessa. E isso não é uma desvantagem para as empresas. Pelo contrário.

Agora é possível falar com quem realmente quer ouvir o seu negócio.

Toda empresa é uma empresa de mídia

Um dos maiores especialistas de marketing de conteúdo e fundador do Content Marketing Institute (CMI), Joe Pulizzi, disse em seu livro “Marketing de Conteúdo Épico” que toda empresa é uma empresa de mídia. Isso é a pura verdade.

Qualquer empresa pode se comunicar com seu público através de redes sociais, blogs, vídeos, podcasts, etc, sem intermediários. Mas só se o conteúdo for realmente válido.

Vantagens do Marketing de Conteúdo

Relevância e Notoriedade

Quanto mais a empresa produzir conteúdo relevante para seu público, mais ela se estabelece como especialista no assunto, gera mais credibilidade, lembrança de marca, além de se distanciar dos concorrentes.

Engajamento e Compartilhamento

Notícias, posts, materiais educativos, além de instruir o público, tendem a ser disseminados pelos mesmos. Um público engajado com conteúdo discute a respeito em blogs e fóruns, compartilha nas redes sociais, e continua alimentando com mais informações.

Segmentação e Insights

Clientes interessados no conteúdo fornecem mais informações à empresa. Seja através de cadastros para receber e-mail marketing, download de materiais educativos, ou mesmo participando de pesquisas online. Se o cliente confia na empresa, ele se interessa em contribuir para o aumento e melhoria do conteúdo.

Por consequência, a empresa consegue conhecer melhor todos os seus clientes. Consegue criar segmentações mais relevantes, tanto para a criação de novos conteúdos, quanto para ações promocionais.

The show must go on (and on and on and on…)

Um dos maiores problemas que toda organização enfrenta ao produzir conteúdo é manter a periodicidade. Estratégias de conteúdo devem ser vistas como de médio a longo prazo, e por isso, parar de produzir não é uma opção.

Não importa se a ideia é postar no blog uma vez por mês, uma vez por semana ou uma vez por dia. O importante é não parar. Quando mais produzir, mais os conteúdos vão se enriquecendo, seja pelo aprimoramento da equipe, seja pela conexão entre temas ou mesmo, pela participação do público.

Não deixe o show acabar!

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