O Plano de Marketing ideal é aquele que sua empresa consegue executar

O plano de marketing é de extrema importância

Será mesmo que um plano de marketing feito com grande antecedência é melhor do que algo feito de forma mais simples e pontual?

Qualquer empresa pode começar a traçar seu plano de marketing desde já. Com tanta informação disponível em livros e na internet, é possível aprender de forma prática e rápida os principais conceitos para sua elaboração.

Porém, muitas empresas deixam de seguir o plano já no início, alegando complexidade dificuldade na execução e no controle, porque trocar o plano de marketing por ações pontuais prejudica a estratégia global, ou seja, aqueles objetivos de médio e longo prazo que sua empresa visa alcançar. Se não bastasse, causa um dispêndio de energia em ações de poucos resultados.

Qual é o plano de marketing ideal?

O melhor plano de marketing para sua empresa é aquele que diz respeito a ela e somente ela. Aquele que é fácil de ser executado e mensurado. Não adianta seguir um passo a passo cheio de tópicos, com textos bem escritos para “encher linguiça”. Afinal, de que adianta um documento robusto, bonito mas, pouco funcional?

Se atenha ao principal: conheça seu clienteolhe para os seus concorrentes, veja quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa. Sempre olhando para onde vocês querem chegar. É preciso ter um ponto de referência.

Não tente florear nada. Seja sincero. O plano de marketing é para isso mesmo: olhar para dentro e para fora da empresa e traçar a melhor estratégia para solucionar problemas crônicos e avançar rumo ao crescimento. Não existem empresas perfeitas nem planos perfeitos. O que importa é seguir o que foi traçado e realizar os ajustes necessários.

Tamanho não é documento

Existem planos de marketing que são verdadeiros livros, cheios de pesquisas, gráficos e análises. Mas existem bons planos de marketing que foram traçados em uma simples folha de papel. Tudo depende da capacidade de execução da sua empresa.

Se a sua empresa nunca preparou um plano, não se preocupe. Tome a iniciativa e faça. Quanto mais você fizer, mais experiência você terá para executar, mensurar e ajustar. Cada vez ficará mais fácil.

Imprevistos sempre virão. Todavia, com um bom planejamento você conseguirá contorná-los. Como disse Geraldo Vandré em sua canção “Pra não dizer que não falei das flores”:

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”

Venha contribuir para nossa comunidade

Quer ficar antenado sobre tudas as novidaddes que surgem no universo de marketing, comunicação e design? Então venha fazer parte da nossa comunidade!

Faça já o seu cadastro! Basta clicar aqui.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *